domingo, 8 de agosto de 2010

DESABAFOS DE UM CARECA

Marcelo Tas, o careca mais famoso do momento, disse em seu blog: "O trauma sobre a calvície vai até uns 25 anos. Sou careca ou não sou? Mas, a partir do momento em que você diz 'eu sou careca', você se torna uma pessoa mais bonita" E completa: "Eu sou careca por uma habilidade espiritual. Fui me aperfeiçoando até ficar assim". Pois bem. Eu me considero CARECA desde os 16 anos - tive algumas recaídas, mas a careca sempre predominou. Segundo a filosofia tasiana, posso me considerar um ser bonito, espiritualmente evoluído - não como o mestre, mas estou a caminho.

Ser ou estar careca é bom, prático. Mas causa incômodos nas pessoas que nos cercam. Todo inverno é a mesma coisa: "Credo, guri! Não tá com frio nessa cabeça?". Tem aqueles mais curiosos: "Tu raspa a cabeça todo o dia?". Outros ainda mais desaforados "Por que tu não deixa o cabelo crescer?" São perguntas delicadas, com respostas ainda mais delicadas. Principalmente pela reincidência. Para (tentar) esclarecer esses pontos de uma vez por todas, resolvi conceder um entrevista e publicar as curiosidades e desabafos de careca. O repórter é o renomado (?) jornalista José Esquinredi. Abaixo, a entrevista na íntegra:


JOSÉ ESQUINREDI - Qual foi o motivo que lhe levou a aderir ao carequismo?






URGEL SOUZA - Olha... Foi uma aposta comigo mesmo. Na 8ª série disse: "se eu passar de ano, vou raspar a cabeça." Não acreditava que pudesse ser aprovado por isso fiz essa "promessa". Até hoje não sei se passei mesmo ou os professores me aprovaram por sacanagem, só pra me ver sem cabelo. O fato é que, a partir daí, aderi à raspagem semanal. Comecei com o pente nº 4 na parte de cima, com o nº 3 dos lados. Depois, só fui baixando, até chegar no nº 0. O cabelo é ruim mesmo! Não perco nada.

JE - Ouvi dizer que você usa shampoo. Mito ou verdade?







US - Verdade! Só porque não tenho cabelo não posso usar shampoo? A gente deve cuidar da careca como cuida do rosto. Experimente fazer a barba com sabonete. O rosto fica todo repuxado e seco. Com a careca é a mesma coisa. Uma colher de chá de shampoo é suficiente. Para aqueles que raspam com Gilette, o mestre Tas ensina: "Neutrox pra evitar o ressecamento e melhorar o brilho."




JE - Como o careca se vira no inverno?








US - Cara, sinceramente: eu não sinto frio na cabeça. Todo mundo me pergunta isso. O frio que pega na careca é o mesmo que pega no rosto. Sinto frio nas orelhas, como todo mundo. Mas isso não depende de ter cabelo ou não. A touca resolve bem o problema.



JE - Seu cabelo cresceu até que tamanho?







US
- Já fui cabeludo. Alguns anos antes de raspar pela primeira vez, eu tinha um juba. Juba mesmo! A franja passava quatro centímetros do queixo. Coisa horrorosa! Não dá nem pra lembrar. Imagine um ser com 1,75m, 57kg, no qual o cabelo é a parte mais larga do corpo.

"...o cabelo espalhado
pelo vento chamava mais
atenção que a bermuda."


JE - Há registros disso?







US - Infelizmente, sim. Quando estive na praia de Pinheira - SC, foi tirada um foto minha com uma bermuda verde-limão, com detalhes em laranja fosforescente, branco e preto. Mas o cabelo espalhado pelo vento chamava mais atenção que a bermuda.




JE - Você não tem saudades da cabeleira?

US - E você? Tem saudades dos seus?

JE - !!!

US - ...

JE - Ser careca está na moda?

US - Talvez. Na antiguidade, quem raspava a cabeça eram guerreiros ou reis (esses, tinham a genética propícia pra isso. Depois, ser careca estava relacionado à rebeldia. Mais tarde, veio os Skinheads, que eram sinônimo de violência. Veio, então, a expressão atitude - quem raspa a cabeça representa a atitude. Eu não acredito em nada disso. Acho que cada um tem o cabelo que quiser, independente do que signifique. Mas por favor... Não me venha com aquele cabelo que faz a volta por trás da cabeça de orelha a orelha; nem com aquela careca disfarçada por cabelos mais compridos (uns chegam a atravessar os cabelos maiores de um lado para outro)... muito menos com a famosa "cabecinha de motel" (aquela com duas entradas e uma cama redonda atrás). Isso sim, nunca teve na moda. Raspe d'uma vez!

10 comentários:

  1. Tem mais uma perguntinha que fazem:"-Nelma, é tu que raspa o cabelo dele?"
    Não, não sou eu, é ele mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Diz a canção que 'é dos carecas que elas gostam mais'...vai saber??!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Eu não entendi....
    Mas, tu não tens frio na careca????//

    Laíse! ahahahahahahahah

    ResponderExcluir
  4. O exercício de se auto entrevistar é realmente muito divertido.

    ResponderExcluir
  5. Bom no caso do Pelado ser careca lhe rendeu fama e muito prestígio em Santiago do Chile... Ele é um ícone nos Andes, principalmente na classe dos taxistas locais...

    ResponderExcluir
  6. hahahahahah... Boa, Luciano! Yo Soy pelado, pero no soy pelado maricón!!!

    ResponderExcluir
  7. lembrei de quando você tinha uma cabeleira cunhado!
    No carnaval, você ia no banheiro e molhava todo o cabelo e quando retornava, molhava todos que estavam na volta sacodindo a cabeleira! hahahah

    Édison Pedroso

    ResponderExcluir
  8. bueno, eu tenho um capaece bem volumoso, mas se acaso um dia o famoso chapéu de bispo vier-me de presente, eu adoto a raspagem!

    ResponderExcluir
  9. Tá saindo um bom roteirista de humor ehhehehhee. Dá-lhe Urgel véio! Não te entrega assim no más! Ser careca tem muita praticidade!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  10. Se te consola, és o careca que tem o rosto mais bonito para uma cabeça sem cabelo.Combina muito bem.

    ResponderExcluir