domingo, 18 de setembro de 2011

O GAÚCHO E A MODA

O meu pai dizia que o gauchismo e as coisas que envolvem essa tradição não saem de moda. Lamentavelmente meu velho estava errado. Lembro que um dia eu comentei que certo tipo de bombacha não se usava mais. Meio negligente, ele me respondeu: "Deixa de ser bobo, guri. Esse tipo de coisa não sai de moda. Bombacha é bombacha e sempre vai ser bombacha."

Não é bem assim. Quem frequenta CTG e gosta do meio tradicionalista/nativista sabe que não é. Há uns dez anos atrás, o estilo de bombacha era aquela bem larga (mas bem larga mesmo!). Hoje, quem vai a um fandango com um bombachão daqueles corre o risco de sofrer bulin. O que vale é a bombacha castelhana mais estreita, de brim. Alguns gaúchos parecem que estão embalados a vácuo.

E não é só com a bombacha, não. Com a música também é assim. Há dez anos, ainda se comprava disco de conjunto de baile, estilo tradicionalista. Hoje se compra (se é que se compra) disco de cantores nativistas. O troço foi de Gildo de Freitas a Monarcas. Tudo fora de moda. Agora o que faz sucesso é Marcelo Oliveira, Joca Martins.

Outro exemplo do modismo dentro do gauchismo? A bota. Há dez anos tinha um estilo de bota que tinha um cano mais largo, preso bem perto do joelho, com tentos de couro. Agora, só o que se vê são as botas amarelas, com cano justo. Mais um: as prendas. Antigamente, o vestido era muito armado e hoje é quase sem armação. Reto como um cano PVC.

Até na dança gaúcha a moda tá presente. Sim, está sim (ou alguém dança o ultrapassado 2 X 1? ). Quem gosta de dançar valsa? O lenço também mudou. Era vermelho, com as pontas na altura do umbigo. Agora tá colorido e com as pontas bem curtas. Agora, os piás inventaram uma moda ridícula de virar o lenço pra trás. A boina mudou, o chapéu mudou, a camisa mudou. Tudo mudou em dez anos nos costumes do gaúcho.

Alguns pesquisadores podem dizer que isso é um ciclo cultural. Folcloristas dizem que de 20 em 20 anos surge um novo movimento cultural. Passamos do Regionalismo para o Tradicionalismo, depois para o Nativismo. Agora volta a palavra Regionalismo, mas em um sentido um pouco diferente daquele primeiro. Em meio a isso tudo, muda a indumentária e a dança, por exemplo.

Meu pai estava errado. A moda impera em meio à tradição também. Será que um dia as possibilidades de se esgotarão? Há interesses por trás dessa moda? Independente disso, tomara que nos próximos dez anos a moda não abocanhe o nosso mapa Riograndense. Já pensou a próxima geração dizendo: "Ser gaúcho está fora de moda!". Aí será demais!

4 comentários:

  1. tchee concordo com muiitaa coisa que está ai escrito, mas descordo de outraas, pois como tudo na vida evolui a bombachaa por exemplo a larga antigaa eu com uma da daquelas me sentiria o genio da lampada do aladin, mas tbm não uso a vacuo hehehe e gauchismo nãao creeio qe seja modaa, e sim apenas uma evolução que td na vida evolui ou vais me dizer qe tu toma banho só aos sabado na sanga e se lava com sabão em pedra??

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, "Anônimo". Tudo evolui. Inclusive a moda dentro da tradição gaúcha. Mas minha ideia não é avaliar qual a melhor moda e, sim, apenas constatar que isso existe. Valeu pelo comentário!

    ResponderExcluir
  3. Tche, tem muita verdade aqui mesmo.
    Eu por exemplo, aposentei minhas bombachas largas e uso apenas as castelhanas. Na verdade não sei como pude usar bombachões daquele tipo, mas todo mundo usava mesmo.
    Também troquei as minhas botas pretas por botas amarelas, é fato que 99% das botas são amarelas mesmo.
    O lenço, ah o lenço. Sim, os meus também iam até o umbigo. Agora uso lenços curtos e mais coloridos.
    Apenas o meu modo de dançar que não mudou em nada. Ah, e adoro Joca Martins, Cesar Oliveira, Luiz Marenco e outros tantos que se consagraram nesses últimos 10 anos.
    Acho que a moda ficou mais campeira.
    É só ver o pessoal da artítica, que continua usando bombacha larga, lenços enormes, botas pretas e etc. E o pessoal da campeira, com lenços curtos, bombachas estreitas, botas amarelas.
    Acho que a moda campeira está mais em foco agora do que a artística.
    Vamos ver até quando...

    Forte abraço e parabens pelo texto!

    ResponderExcluir
  4. Porque as roupas tradicionais dos Italianos e Alemães não foram alteradas?
    Por que tradição é tradição. É ensinada de pai para filho e não sofre influência comercial. Vejo "Gaúchos do MTG usando estas calças. É vergonhoso.

    ResponderExcluir